segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PAULO FREIRE VIVE?

"Existir é, assim, um modo de vida que é próprio ao ser capaz de transformar, de produzir, de decidir, de criar, de recriar, de comunicar-se " (FREIRE, 1982, p. 66).


"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho; os homens se libertam em comunhão" Paulo Freire


4 comentários:

Júlio disse...
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Júlio disse...
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PuLa O mUrO disse...

boa tarde aos nômades!

Muito obrigado pelo comentário no Pula o Muro! O blog é escrito por duas pessoas, uma do Bonifácio (eu, Júlio), e outra da Vila Prudente, o Léo. Desenvolvemos também um projeto no Dom Bosco, que encerrou dia 02.08, onde discutimos educação, tá no blog www.identidadeemrede.blogspot.com

Vamos conversar sim... quando será o próximo encontro?

os contatos são:
pulaomuro@yahoo.com.br
identidadeemrede@yahoo.com.br
canutojh@yahoo.com.br

Abraço,

Júlio Canuto

P@ulo Ricardo disse...

..."Um fórum incomum, desarraigado dos tradicionais conceitos de fórum, vítima de uma desterritorialização, sem mesmo uma organização interna. (?) Parece inviável, impossível, mas é justamente o que tem acontecido no Conjunto Habitacional José Bonifácio, zona leste de São Paulo. Um novo movimento pela educação pública surgiu espontâneamente entre alunos, professores e comunidade da Escola Estadual Profa. Ruth Cabral Troncarelli.
Um fórum-conversa, um fórum-diálogo, um fórum andante, talvez na manifestação da amorosidade, da relação educando-educador. Um fórum andarilho, ambulante, nômade... porque não tem residência fixa, mas ao mesmo tempo está ocorrendo em várias localidades, num texto, numa idéia, numa palavração.
Nas esquinas esquecidas, fruto de seu saber moribundo, traz consigo a figura dos homens andantes: os nômades, cujo céu era o teto de uma moradia infinita. Nascido da Arte, pela Arte e para a Arte, "os nômades" enquanto fórum, fazem da vida, dos encontros, dos diálogos, e até mesmo dos olhares, resistência a um modelo falido, a um sistema em decomposição pedagógica tal qual o cenário tremendo presente na periferia da grande metrópole, privada do "aparecer", da "vita Activa" tal qual propunha Hannah Arendt.
Assustam à primeira vista, como expresso em seu sítio na Internet -"Eles têm bocas escancaradas, dentes afiados, comem carne crua junto a seus cavalos, falam como gralhas, reviram os olhos e afiam constantemente suas facas." Numa alusão 'Kafkiana' ao povo que andava sem paradeiro.
Lançam agora o novo endereço-passagem na internet, mais um local-fórum: nomade-zl.blogspot.com e de lá afiam suas facas.
O grupo é bem diferente entre si, e propõe justamente a pedagogia da diferença, do dissenso, através da qual os agenciamentos são possíveis, as novas relações, as novas formas associações, as novas cooperações, que originárias do conceito Nietzscheano de vontade de poder formam a vida, ou Biopotência, no linguajar pós-moderno.
Com forte influência freireana, jovens, adolescentes Educandos-Educadores, pretendem sem folclorizar seu subdesenvolvimento, sem negar o que leram e onde vivem, sem deixar de citar a desnutrição a qual são submetidos, RECRIAR - REINVENTAR, afinal, "Existir é, assim, um modo de vida que é próprio ao ser capaz de transformar, de produzir, de decidir, de criar, de recriar, de comunicar-se " (FREIRE, 1982, p. 66).