terça-feira, 9 de setembro de 2008

QUESTÕES NECESSÁRIAS AOS APONTAMENTOS PARA UMA REINVENÇÃO DO CONCEITO DE ANARQUIA.

Em determinado trecho audível em que a Professora Marilena Chauí declara-se “ter um elemento anarquista muito profundo” (o que a fez permanecer nos quadros do Partido dos Trabalhadores após a chamada “crise ética”) à Revista Caros Amigos, surgiram-me algumas questões que não escondem minha subnutrição, minha inquietude.:


1º A anarquia em não desconsidera a vida em sociedade ( a possibilidade da vida diante do outro) quando propõe um auto-governo? e em que ponto nós, humanos, seres passionais não provocaremos um caos?

2º A anarquia considera decisões que favoreçam o coletivo? Se considera, em que ponto eu não abro mão de minhas vontades em favor dos demais? Esse também não é um “contrato social”?

3º Especificamente no caso do Fórum Nômade, nosso elemento anarquista muito profundo não nos faz pensar até que ponto a criação de grupos temáticos, por exemplo não nos proporciona uma consideração pensando no coletivo? Isto não deprecia a idéia de auto-governo?

4º Repensar o conceito de anarquia não perpassa a idéia de não somos anarquistas?

Nenhum comentário: